domingo, 9 de outubro de 2011

como pode ajudar a natureza em Portugal


retirado do site http://www.wwf.pt
A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, mas também por cada um de nós no nosso dia a dia.
Ao fazermos a nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos a colaborar para um planeta mais saudável.

1. Prefira cortiça: sempre que beber uma garrafa de vinho confirme se esta é engarrafada com rolha de cortiça. Ao escolher cortiça nenhuma árvore irá ser cortada, só a casca da árvore é utilizada para produzir as rolhas e a árvore fica sempre viva. Escolher cortiça ajuda a manter uma economia muito importante para Portugal, cerca de 70.000 pessoas vivem deste negócio e o nosso País é o maior produtor e exportador de cortiça do mundo; é ainda uma escolha amiga do ambiente porque está a ajudar a preservar espécies que só vivem associadas aos sobreiros como são o caso do lince ibérico e águia imperial. E já agora pense nisto quando abrir aquela garrafa de champanhe em ocasiões especiais!

2. Escolha produtos com a marca FSC. Isso significa que as suas escolhas estão a favor do Planeta. A WWF em Portugal tem vindo a promover a marca FSC como aquela que garante a gestão responsável das florestas. Assim, sempre que adquirir produtos de origem florestal (madeira, papel, cortiça, etc), deverá procurar a marca FSC.

3. Opte por produtos amigos do ambiente – em Portugal existem um conjunto de produtos à venda com o logo da WWF. Ao escolhê-los está a contribuir para apoiar a actividade da WWF no nosso País:
  • Experimente o Pão Panda, um pão rico em cereais e excelentes qualidades nutritivas. As sementes e grãos provenientes de diversas partes do mundo conferem ao Pão Panda características especiais e um sabor único e irresistível. Uma percentagem do valor de venda deste pão (0,05€) reverte a favor da WWF e dos projectos que desenvolvemos em Portugal.

5. Jogos WWF - A Merchand Embassador, especialista na produção de brinquedos e jogos para crianças, estabeleceu uma parceria com a WWF para a produção e comercialização de jogos didácticos para crianças; estes jogos são educativos, constituindo uma forma da crianças desenvolver o conhecimento sobre algumas das espécies mais emblemáticas do mundo, algumas delas em perigo de extinção, e seus habitats. O puzzle em 3D do uso polar, o xadrez Bacia do Congo, o jogo do galo Tartaruga ou as damas Elefantes e Tartarugas são alguns exemplos de jogos educativos, divertidos, seguros para as crianças e ambientalmente responsáveis – o produto e os manuais são 100% certificados pelo FSC.
Em Portugal já pode encontrar este jogos nos hipermercados Modelo Continente; ao adquirir um destes produtos, está a contribuir para a actividade da WWF: 10% do valor do jogo reverte a favor da organização global de conservação da natureza.