segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Cultura Acontece | Tertúlia TEDxCoimbra |


No passado sábado estive em mais uma tertúlia organizada pelo TEDxCoimbra, desta vez na Livraria Almedina (Estádio ) e sob o tema da CULTURA.
É bom ver que cada vez mais pessoas se tornam TEDxers pois se há caras que reconhecemos destes encontros, também encontramos sempre rostos novos.
Foi bom sentir, mais uma vez, que estas tertúlias fazem sentido! Por as pessoas a falar, a pensar sobre um assunto, levar idéias novas, diferentes perspectivas.
É o que acontece comigo em cada TEDxCoimbra, seja salon, seja tertúlia, seja o 'grande momento anual'.
E desta vez não foi excepção. Era impossível não ter opinião sobre um tema que reflecte a identidade de um povo. A cultura é transversal: percorre todos os quadrantes da sociedade: música, leitura, pintura, dança, desporto, crenças populares, teatro, cinema, todos os aspectos que tocam a vida das pessoas.
A cultura não pertence só a um grupo ou a um género, não pode nunca estar refém de alguns somente! Deve, e tem de!, poder ser partilhada com as todas as classes, faixas etárias e gostos.
E quem tem a nobre tarefa de a levar aos 4 cantos, tem de perceber isso e abraçar este pensamento: todas as formas de cultura são importantes.
Muito menos, e assim foi falado, a cultura não deve ser tratada com caridade, mas sim com projectos, com estratégia, com dinamismo e sempre, muito importante, deve conseguir chegar ao interior das pessoas. Pois as manifestações culturais existem para as pessoas e a cultura é feita por pessoas.
Actualmente o Mundo está diferente, estamos em pleno andamento de uma era digital, tecnológica.
Logo, a própria cultura encontrou novas formas de se manifestar e, quando queremos levá-la às pessoas, temos primeiro de interpretar as pessoas: os seus gostos, os seus comportamentos.
Tal como o ser humano colocado em diversos ambientes, as diferentes formas de cultura têm de se adaptar ao ritmo actual e às novas exigências que o ser humano sente e demonstra.
Uma frase ficou-me retida pois concordo plenamente: os jovens não estão perdidos. Nem compreendo quem o diz. Os mais velhos é que não estão a saber chegar até eles quer na transmissão dos seus pensamentos quer mesmo para os compreender, no seu contexto actual.  Também a cultura deve encontrar uma forma de chegar até eles. E será que já não chegou?
Eu vejo cultura em tudo, pois vejo a identidade diversificada de uma sociedade nas diversas manifestações criativas.
E penso que não se faz cultura, ela acontece.
A sociedade hoje em dia é muito dinâmica e com movimento e as pessoas reflectem esse aspecto nas suas escolhas culturais.
Obrigado TEDxCoimbra por mais um momento em que as mentes estiveram a fazer aquilo que se lhes é pedido: pensar e ousar dizer o que se pensa, indo mais além.
E o Mundo avançou.
----
Last saturday I was at another event by TEDxCoimbra and once more it was very interesting. The subject was culture and it place and importance in modern days. 
Here are some pics from the night event that took place at Livraria Almedina ( Stadium ).
:)

all rights reserved @ PF

all rights reserved @ PF

Marta Pais @ Consultora I Have The Power

Livraria Almedina ( Estádio )

all rights reserved @ PF

all rights reserved @ PF

all rights reserved @ PF

Carlos Franco, Emanuel Pais e Marta Pais

with Emanuel PaisMarta Pais and Pedro Tiago Mendes  

with Ana Arromba Dinis