segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gosto do Mundo. Por isso ser voluntária é inevitável.



Ontem, sábado, o TEDxCoimbra organizou uma tertúlia para falar sobre ser solidário e voluntariado.
Afinal, coloca-se a questão? São a mesma coisa? Ou pode-se ser solidário e não ser voluntário, ou vice-versa?
Na verdade, se ser solidário é algo que parte do nosso íntimo, parte de nós pois já existe em nós essa característica da nossa personalidade, o ser voluntário é ter um empenhamento, um compromisso para com uma causa.

Podemos dizer que ser-se solidário é meio caminho para se ser voluntário. Penso que todos nós, de uma forma ou de outra, é solidário, isto é, preocupa-se com os outros e com o que nos rodeia e estende uma mão amiga sempre que for necessário. Quanto ao voluntariado, já é necessário uma outra postura nossa que exige que se saia da nossa zona de conforto e actuemos numa área em que temos de dar algo que vem do nosso interior, em prol de uma causa. É revelarmos sentimentos e pensamentos e colocarmo-nos perante situações que não são de alegria, porque efectivamente estamos sempre a ajudar alguém ou algo que não está bem.
Se o voluntariado é lidar com situações menos boas, pessoas, animais, meio ambiente em perigo, seja porque razão for, o resultado, o retorno é trazer alegria ao nosso interior, fazer-nos sorrir porque ajudámos, fizemos a diferença, algo ou alguém ficou um pouco melhor por causa da nossa ajuda.
Quanto a mim, não sei estar de outra forma, não sei ser indiferente ao que se passa no Mundo, ao que se passa na minha sociedade. É um sentimento de dever de cidadania que sinto e tento transmitir aos meus alunos, formandos, amigos, colegas, conhecidos.
Aliás, penso que só faz sentido a Vida se nos conectarmos com as outras pessoas e com o Mundo, ou seja, se estivermos ligados ao Planeta e aos seus seres.
Não vivemos sozinhos, e ainda bem, caso contrário ninguém iria ver os nossos sorrisos, as nossas lágrimas, as nossas histórias.
Gosto do Mundo. Por isso ser voluntária é inevitável.
PF

-----

This last saturday TEDxCoimbra organized an event to talk about social responsability and being a volunteer.
We are not alone in the World, so being in touch with it takes us to a behavior that cares about other people, animals and nature.
We can built a better world each day.
PF

all rights reserved / PF
all rights reserved / PF

all rights reserved / PF

all rights reserved / PF - guitarra de Coimbra

all rights reserved / PF - Ana Arromba Dinis

all rights reserved / PF - Maria Teresa Rebocho Christo

all rights reserved / PF - Ana Manata e Ana Botelho

all rights reserved / PF