segunda-feira, 11 de março de 2013

esperança & visão


Tertúlia Ser Cidadão || TEDxCoimbra || 08.03.2013




Partilhar ideias. Uma missão TEDx.

Partilhar ideias criando novas atitudes. Uma missão TEDxCoimbra.

Neste Dia Internacional da Mulher, um grupo de cidadãos falou e desabafou; trocou ideias, lançou desafios; e concluiu que embora possamos estar cépticos, descrentes ou revoltados, há algo que nos comanda: o sonho de fazer acontecer.

E só conseguimos fazer acontecer as mudanças e oportunidades que queremos ver na sociedade, se partirmos do ponto de partida: a educação. Construir um sentimento de que só apenas através do esforço conjunto de todos, traduzido na atitude ‘participação’, é possível mudar o estado actual das coisas e erguer um país, uma Europa, um Mundo.

Sim, porque cidadania, Ser Cidadão, é ir mais além do que a nossa rua, a nossa terra ou país. Apenas quando o conceito de ser cidadão for transversal a raças, religiões, culturas, e, for encarado objectivamente como algo igual e inerente a todo o ser humano, em qualquer parte do Planeta Terra, teremos verdadeiramente uma atitude Ser Cidadão.

Aqui está uma boa oportunidade para a globalização atuar e fazer-se sentir.

Após assumirmos este conceito, sabemos o que nos espera: responsabilidade efectiva por um Mundo realmente mais justo e com mais oportunidades para todos: homens, mulheres, crianças, idosos, cristãos, muçulmanos, judeus, hindus, ateus, europeus, asiáticos, africanos, americanos… Já viram a nossa riqueza? Todos únicos, diversos, mas unidos numa causa comum: a cidadania.

Uma causa pela qual vale verdadeiramente lutar: um conceito objectivamente igual para todos, sem qualquer zona geográfica ou contexto sócio-cultural ou ideologia.

Uma causa com um objectivo: levar a um despertar de consciência que conduza a que cada pessoa participe nos destinos da sua sociedade. E participar é interessar-se, e isso, concluindo, é Ser Cidadão.

Durante 2h, Tedx’ers ouviram, pensaram, falaram. Uma conclusão? Que quem acredita que é capaz está sempre a salvo de negativismos e será sempre uma mente inquieta.

Um evento brilhante para arrancar mais um ano TEDxCoimbra e com uma mensagem profunda: podemos ser realistas e mesmo assim inquietarmo-nos por um Mundo melhor e pô-lo em prática! 
Temos esperança e visão.

É a fórmula TEDxCoimbra.

Até ao próximo evento, até ao TEDxCoimbraED, em Abril.

 


all rights reserved by the author of TWS blog