terça-feira, 2 de julho de 2013

Nelson Mandela, the legacy

Nelson Mandela, uma pessoa que me inspirou desde muito cedo e irá sempre inspirar, pois o seu legado são exemplos, comportamentos, atitudes, emoções. É um sonho, a paz entre todos os Homens, é um hino à defesa da diversidade cultural, algo que sempre pautou o meu percurso de vida.
Assim, o THEWORLDSHAPEblog lançou um Tribute To Mandela, para que o seu legado nunca cai em esquecimento, e sobretudo, com votos de esperança que a Africa do Sul saiba manter vivo o espírito Mandela e o seu percurso de vida não tenha sido em vão.
Numa hora em que este grande homem procura a paz e tranquilidade, no fim de uma vida de muita luta, os olhos estão postos em saber se a Africa do Sul saberá honrar o seu legado.
O TWSblog lançou o desafio ao consultor e especialista em RI, Carlos Franco, para nos deixar uma mensagem sobre Nelson Mandela.
Boa leitura! Enjoy it!


#tributetoneslonmandela
#bycarlosfranco




Não há caminho fácil para a liberdade - Nelson Mandela, o seu legado.


Poucas serão sempre as palavras para descrever um homem como Nelson Mandela.

“A luta é minha vida", é uma dos pensamentos mais fortes de Nelson Mandela, nascido em 1918, na África do Sul, e que resume a sua existência. Desde jovem, influenciado pelos exemplos de seu pai e outras pessoas marcantes na sua infância e juventude, dedicou a sua vida à luta contra a discriminação racial e as injustiças contra a população negra.

Foi o fundador da Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, em 1944, e delineou uma estratégia que foi adotada anos mais tarde pelo Congresso na luta contra o apartheid. É então que se torna o líder do movimento de resistência a opressão da minoria branca sobre a maioria negra na África do Sul.

Ainda na atualidade, é símbolo de resistência pelo vigor com que enfrentou os governos racistas em seu país e o apartheid, sem perder a força e a crença nos seus ideais, inclusive durante os 28 anos em que esteve preso (1962-1990), tendo sido acusado de sabotagem e luta armada contra o governo. Nem mesmo as propostas de redução da pena e de liberdade que recebeu de presidentes sul-africanos ele aceitou, pois o governo queria um acordo onde o movimento negro teria que ceder. Mandela preferiu resistir e veio a ser libertado em 1990. A sua liberdade foi um dos primeiros passos para uma sociedade mais democrática na África do Sul, culminando com a sua eleição como presidente do país em 1994. Um facto histórico onde os negros puderam votar pela primeira vez em seu país.

"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." foi a crença da vida de Mandela.

Escrevo preocupado estas palavras enquanto luta mais uma vez pela sua vida, procurando resistir a mais uma complicação pulmonar, mas, tranquilo por saber que ainda vivo, Mandela é hoje e será sempre imortal.

Carlos Franco, Empresário, Consultor e Especialista em R.I.

Nelson Mandela