segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Importância da Língua Árabe


O Árabe é uma das línguas fundamentais nas relações empresariais, quer a nível do mercado de exportação, quer a nível de carreira profissional.

A internacionalização das empresas portuguesas e dos próprios profissionais portugueses é uma realidade e para ter sucesso, o conhecimento básico da língua árabe é essencial, num mercado de oportunidades com 400 milhões de consumidores.

O árabe é a língua oficial de 22 países e há bem mais de 300 milhões de falantes nativos desta língua; é também a língua litúrgica do Islão. É uma língua falada não apenas nos países árabes mas também existem grupos minoritários de falantes nativos em todo o mundo; é ainda uma língua falada por muitos emigrantes árabes na Europa (mais de 15 milhões), EUA e América do Sul.

Hoje em dia, há uma procura considerável de funcionários falando Árabe como língua estrangeira, pois com a crescente influência da economia do Médio Oriente há muitas oportunidades para chegar a novos mercados, encontrar novos parceiros comerciais, oportunidades de negócios e clientes.
Com um PIB que ultrapassa os 600 mil milhões de dólares, essa região (Médio Oriente e Norte de África) tem muito a oferecer ao mercado mundial, nomeadamente o europeu, a fim de criar boas relações comerciais.

O ensino de Árabe para estrangeiros tem um papel fundamental na aproximação entre os povos e estabelecer uma via de diálogo entre culturas e civilizações, especialmente neste momento em que o ocidente é o lugar onde se encontra uma grande procura e abertura a língua árabe.
Este objectivo destina-se a construir pontes de comunicação cultural através da publicação da língua e cultura árabe e islâmica entre vários povos e culturas.

Saber falar Árabe ajuda bastante os turistas e viajantes dos diferentes países árabes a comunicarem-se com facilidade com pessoas nativas. O mundo árabe é agora um dos mundos de mais rápido crescimento como destino de viagens / férias dos ocidentais e é em particular uma região rica de patrimónios mundiais, cultura e paisagens diferentes.

A proximidade geográfica, a estabilidade económica, política e social, o crescimento económico dos países árabes permite um contexto propício ao investimento português nestes mesmos países.
Assim como com o Médio Oriente, apesar da distância geográfica, a qualidade dos produtos portugueses são uma mais valia que podem traduzir em bons investimentos.

A língua árabe é a 4ª língua mais falada no Mundo e o mercado árabe é uma economia em expansão e com todas as condições para progredir. Portugal desde os anos 90 que tem vindo a aumentar cada vez os seus laços quer económicos, quer culturais, quer sociais, com o mundo árabe, seja o Magrebe, seja o Médio Oriente.

As diversas cimeiras políticas, acordos e convenções em áreas fundamentais como a da indústria, infra-estruturas, comércio, defesa, educação e ensino e a área cada vez mais emergente das energias renováveis, são o espelho vivo da importância da economia do mundo árabe para o nosso País.

Uma das consequências destas parcerias que se estão a desenvolver e a aumentar notoriamente, é a oferta de oportunidades profissionais para os portugueses em países de expressão árabe mas também no próprio País, com o investimento de empresas vindas do Magrebe e do Médio Oriente em Portugal.
Para que tais oportunidades se concretizem e se efectivem, é fundamental o conhecimento da língua árabe.

Paula Vaz Franco
formadora língua e cultura árabe 
paulavazfranco@gmail.com