segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Gorjeios d'Alma


"Se na aparência sou de todo Humano, no ser e no sentir sou de outro Mundo!..." 
José António Teixeira


No dia 13 de Dezembro de 2014 tive a honra de apresentar o livro de poesia do autor José António Teixeira, na Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda.

Para além do autor, acompanharam me nesta sessão a Drª Gilda Rangel, que declamou alguns sonetos, de uma forma que envolveu todos os presentes, e também a Drª Elsa Corga, Vereadora da Camara Municipal de Águeda, que enalteceu todo o percurso de vida do autor, José António Teixeira.

Desde o momento do convite até ao dia da apresentação, senti-me abençoada por todos os amigos e família que me acompanharam nesta aventura. E, para eles, o meu profundo obrigado por estarem sempre presentes e para o autor, o meu imenso obrigado pela confiança despositada em mim.

José António Teixeira, nasceu em Angola, em Moçâmedes, em 7 de Fevereiro de 1943. Foi em África que se forjou o poeta pois foi por volta dos seus 11 anos, quando estudava no liceu que descobriu o gosto da poesia.

Sob influência do seu professor de História, Dr. Manuel da Costa Brandão, aos 15 anos, escreve a sua primeira prosa.

Enquanto viveu em Angola, José António Teixeira, colaborou com jornais angolanos tais como "O Namibe", "O planalto do Huambo" e "Bloco de Notas", escrevendo também artigos de opinião sob diversos temas.

José António Teixeira estabeleceu uma profunda ligação com o escritor angolano, Ernesto Lara Filho, e essa ligação é visível e sentida na obra do autor. Quem conhece a obra de Ernesto Lara Filho apercebe-se do impacto que o pensamento do mesmo teve nas poesias de José António Teixeira.

O autor viu a sua poesia e a sua prosa serem reconhecidas com diversos prémios de jogos florais em Angola. 

Já em Portugal, mais concretamente em Águeda, para cuja terra o autor se mudou em 1975, deixando África para trás, continuou a sua escrita, a sua confidência com a poesia, muito sob influência do escritor aguedense Deniz Ramos, tendo inclusive participado no conselho redatorial do jornal "Independência de Águeda", com a sua crónica "O postigo" sob o pseudónimo Rui de Castro.

Também em Portugal o autor viu a sua escrita ser reconhecida ganhando prémios quer com os seus sonetos, quer na categoria de problema policial nos 1ºs jogos florais de temática policial e também em conto e quadras em diversos jogos florais do STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local).

Gorjeios d'Alma é o primeiro livro publicado deste autor, apesar de já escrever há 60 anos. Este livro tem por base a sua coleção de poemas auto-intitulada SER - Sentimentos Entre Rimas e é uma obra que resulta da amizade e uma homenagem a Angola.

Resulta da amizade e é uma prova viva da globalização e das novas tecnologias. Os amigos tanto presssionaram para que através das redes sociais o autor partilhasse os seus poemas e sendo o Mundo atual cada vez mais global, a poesia do autor atravessou o Atlântico e tornou-se assim amigo do escritor brasileiro Alufá-Licutá Oxorongá, o primeiro a compilar a poesia dispersa do autor num e-book dando-lhe o título de "Gorjeios d'Alma".

Verdadeiramente fabuloso este encontro e o seu resultado.

Gorjeios d'Alma são sonetos sobre os desencontros da vida e o destino do próprio poeta, sendo visível a alegria da vida mas também a dor. Apesar do sofrimento que a vida lhe trouxe, é um ser que anseia pela vida e por vivê-la.

É, pois, um humanista inconformado que vive nas memórias e na angustia da vida mas que dessas memórias e dessa angustia retira a força, a energia, para viver, para fazer poesia. 

O autor em Gorjeios d'Alma vive no paradoxo entre a crença e a negação, atravessa a dualidade entre a alegria da vida e a dor que esta lhe causa. 

Não se importa com o seu destino, aceita-o, pois aceita a mortalidade do Homem.

No entanto, preocupa-o o modo como vive, e, esse modo de viver só pode ser o de fazer alguém feliz.

Este é o verdadeiro legado do poeta José António Teixeira.

PCf

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author

all rights reserved by the author