segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mind Over Matter

#takethechallenge
o TWS lançou o desafio a Raquel Oliveira, a frequentar o curso de Técnico de Apoio Familiar e à Comunidade do IEFP Águeda para que partilhasse com os seguidores do TWS a sua idéia sobre o que é realmente a velhice. Aceite o desafio, aqui fica o pensamento de Raquel Oliveira

Quando penso no conceito velhice, fico confusa… Velhice é o quê?
Olho para as pessoas de mais idade e noto alguma mudança de mentalidades, pessoas maduras com mente jovem, que vivem melhor, mais alegres, insatisfeitas, sempre à espera de novidades, aventuras, vejo esperança para se combater o sedentarismo... Estes casos de esperança são positivos na luta contra a velhice dos jovens, velhice porque é fácil, basta não fazer nada, ser jovem dá mais trabalho e mais vida.
Se for uma pessoa ativa, positiva, com alimentação saudável, sem grandes vícios, certamente terá uma qualidade de vida melhor, mais longevidade, com menos doenças. Podemos não ser eternos, mas podemos ser jovens durante mais tempo.
Chego à conclusão que na maioria dos casos se envelhece porque se quer, muito mais fácil ficar no sofá do que fazer um pouco de exercício, passear, nadar, ir ao cinema, estudar de novo, etc. De modo que se quer continuar jovem, actualize-se, informe-se, divirta-se, brinque, cante, ria, ria à gargalhada, exercite os músculos para não começarem a atrofiar, não se importe com a opinião dos outros, salte, corra, ria uma vez mais, seja jovem, mesmo que o corpo esteja maduro, seja mais forte que ele. Não se deixe levar pelo comodismo, inimigo número um, deixe o sofá ganhar pó, viva intensamente cada dia, hora, minuto, segundo, vença a batalha contra a vontade do seu corpo em sossegar… Lembre-se de não parar, para viver.
Uma vida jovem para todos.  

by Raquel Oliveira
all rights reserved by the author
images source: tumblr public domain