sexta-feira, 9 de setembro de 2016

These Are The Voyages Of The Starship Enterprise | 50th Anniversary

Falar de Star Trek é falar da minha infância, adolescência e vida adulta.

Cresci com os filmes e as séries, aprendi com cada aventura, apaixonei-me pelo espaço. 

Spok era aquela figura simplesmente espetacular, o oficial de ciência, lógico, extremamente culto, com sabedoria, conhecimento e capacidades verdadeiramente fora de série que me fascinavam.

Sinto-me uma privilegiada por ter acompanhado ao longo destes anos todas as aventuras, que começaram muito antes de eu ter nascido e que felizmente continuam no presente.


Um carinho muito grande por Leonard Nimoy.

Uma saudade por "Bones", um lamento por Checkov.

Um muito obrigado a Gene Roddenberry por ter criado uma das histórias mais brilhantes do cinema e que inspirou e continua a inspirar a Humanindade.

We will never forget you and whatever you are, be sure we'll keep dreaming about space, the final frontier.

PCf


No começo de 1961, Gene Roddenberry fez um rascunho de uma série de ficção científica que se tornaria Star Trek. Apesar dele ter promovido a série como um faroeste no espaço, Gene na verdade inspirou-se em Gulliver's Travels, de Jonathan Swift, querendo que cada episódio tivesse dois níveis, uma história de suspense e aventura, e uma história que transmitisse um valor moral.

As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas. Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas apresentados na série. Os conflitos apresentados em Star Trek representam uma alegoria para conflitos contemporâneos: a série original discute questões da década de 1960, assim como os seus spin-offs refletem as questões das suas respectivas décadas. Gene Roddenberry disse: "[Ao criar] um novo mundo com novas regras, eu podia discutir sobre sexo, religião, Vietname, política e misseís intercontinentais. Realmente, nós colocamos em Star Trek várias questões: nós estávamos a enviar mensagens e felizmente elas passaram pela emissora".

Roddenberry desejava mostrar no que a humanidade se poderia transformar se eles tivessem aprendido com as lições do passado, mais especificamente terminando com a violência. Um bom exemplo são os vulcanos, um povo que teve um passado bem violento porém aprenderam a controlar as suas emoções. 

Roddenberry também queria colocar uma mensagem contra a guerra, assim como também queria mostrar a Federação Unida dos Planetas como se fosse uma versão otimista e ideal das Nações Unidas.




Enterprise Crew and the creator of Star Trek, Gene Roddenberry



Captain Kirk

Commander Spok

Dr Leonard "Bones" McCoy



the original and the present actors

Star Trek 2016

50 years of space adventures


United Federation of Planets