terça-feira, 23 de abril de 2013

somos sonho, somos pensamento || TedxCoimbra 16.04.2013


Tertúlia Educar para a Cidadania, realizada na ACAPO


 Vivemos tempos oportunos para uma mudança de paradigmas, de entendimentos e estratégias.

A educação não se resume a programas, filosofias ou ideologias. A educação passa sobretudo por uma estratégia que se pretende de sucesso. Em muitas situações da nossa vida e da sociedade é-nos permitido implementar algo sob a possibilidade de estarmos errados e falharmos.

Mas, na educação, essa possibilidade de errar não pode, nem é!, colocada, nem sequer como mera hipótese.

Qualquer estratégia adotada na educação tem de ser encarada como aquela que é a correta.

Daí a importância do facto de estarmos a viver tempos de viragem, de uma profunda adaptação a novas visões e perceções do que nos rodeia.

E o que é isso que nos rodeia? A Cidadania.

Neste ano europeu dos cidadãos, todos os momentos são preciosos para juntar cidadãos e tentar perceber qual o rumo correto que devemos levar para a sociedade.

Pode, por vezes, parecer que as pessoas andam distantes do tema, como se debateu nesta tertúlia, todavia, não devemos considerar que este assunto, cidadania, está em crise ou desligado das pessoas.

Pelo contrário, está a ficar cada vez mais viva. E a crescer.

Esta viragem que a cidadania atravessa tornou-se pertinente tendo em conta o contexto sócio-económico que o país atravessa; quer queiramos, quer não, a verdade é que a atual crise obrigou-nos a repensar a nossa responsabilidade perante o outro.

A melhor educação para uma cidadania plena é sem dúvida a prática da vida, ou seja, a cidadania apreende-se da própria vivência pelo que é fundamental repensar a estratégia educativa para a cidadania.

As possibilidades são imensas. Seja qual for, há uma ideia transversal: é preciso dar tempo e espaço. A nossa atual situação sócio-económica está a dar-nos tempo e espaço para mudarmos.

É isto que o TEDxCoimbra faz. Cultivar o espaço necessário para que, com o tempo, novas ideias surjam e aconteçam. Somos sonho, somos pensamento. E é pelo sonho que vamos.

all rights reserved by paula franco



all rights reserved by paula franco || with Teresinha Pedro and Ana Arromba Dinis