sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ação Social (r)Evolução Silenciosa || Jornadas CM Aveiro



A Câmara Municipal de Aveiro informa da realização das jornadas “Ação Social (r) Evolução Silenciosa”, que irão decorrer nos próximos dias 9, 10 e 11 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. A sessão de abertura está marcada para as 10 horas. 

Sendo 2013 o Ano Europeu dos Cidadãos, esta iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro tem como objetivo evidenciar a participação e o trabalho desenvolvido pelas diversas organizações e reconhecer as pessoas, os grupos e as instituições que diariamente trabalham de forma discreta em prol do bem estar da nossa comunidade, nas mais variadas áreas de intervenção e proporcionar a toda a comunidade momentos de partilha, reflexão e discussão sobre as questões inerentes à Ação Social.

No primeiro dia, 9 maio, as jornadas contarão com a intervenção do Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS), que irá abordar o tema “Voluntariado e Cidadania”. O padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (EAPN), e Duarte Miranda Mendes, Chefe de Gabinete do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), terão a cargo uma palestra sobre “Imigração/Minorias étnicas”. 

No dia de 10 maio, Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, irá falar sobre “Sustentabilidade do Terceiro Setor - Um desafio”. Já Mariana Ribeiro Ferreira, do Instituto da Segurança Social, abordará o tema “Intervenção Social Integrada/Respostas Sociais Emergentes”. 

Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), irá apresentar uma comunicação subordinada ao tema “A Promoção e a Proteção de Crianças e Jovens”. Joaquina Madeira, coordenadora do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, abordará o tema “Idosos/Envelhecimento ativo”.

A fechar este ciclo de conferências, no dia 11 de maio, Teresa Anjinho, deputada da Assembleia da República, eleita pelo círculo de Aveiro, irá discursar sobre “Igualdade/Violência doméstica”. 


As inscrições para estas jornadas podem ser feitas até ao dia 6 de maio para o e-mail:
 accaosocial@cm-aveiro.pt. O programa pode ser consultado em www.cm-aveiro.pt 



http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/TNewDetail.aspx?id_object=40086&indexnew=0&totalnews=9#.UYJHnfOeCR4.facebook