segunda-feira, 6 de maio de 2013

pela partilha unimos vontades


TEDxCOIMBRAED Educação para a Sustentabilidade 20.04.2013



A água.

Fonte de vida. Geradora de civilizações. Impulsionadora do progresso.

Um bem precioso mal compreendido e mal gerido pela raça humana. Não basta defender que todos devemos ter acesso à água. É necessário repensar todo o entendimento sobre o conceito, sobre como deve a mesma ser encarada, gerida, em suma, é necessária toda uma estratégia inovadora na educação pela sustentabilidade da água.

Encarar os erros que têm sido cometidos sobretudo ao longo de décadas da era contemporânea é uma tarefa primordial. Só assim, com essa mesma análise de erros e tácticas de abordagem seremos capazes de evitar um futuro que poderá ser catastrófico.

A natureza é perfeita, a tentativa humana de a controlar é que provoca o desiquilibrio a que assistimos.

Diversos investigadores divulgam os seus estudos, fazem ecoar as suas opiniões que são verdadeiros apelos de consciência a todo um comportamento que se tem revelado avassalador.  

Conferências, tertúlias, seminários, são tudo conversas, desabafos em voz alta para todos os grupos económicos, políticos, governantes, ouvirem e atuarem.

É urgente compreender que a nossa pegada ecológica não pode reflectir um estilo de vida egoísta e material. Os recursos hídricos são um dos pilares da nossa existência – devem ser respeitados como tal.

Não basta fechar a torneira. Um comportamento sustentável não se fica por comportamentos pontuais.

É preciso educar. É preciso que haja uma educação sustentável para que o objetivo seja alcançado.
E qual é o objetivo? Ainda há dúvidas? Um Mundo onde valha a pena acontecer e fazer acontecer a partilha da visão humanista.

Um sentimento transversal ao TEDxCoimbraED, projectado em cada Tedxer que acompanhou as talks, absorvendo o conhecimento brilhantemente partilhado.

E pela partilha unimos vontades.

Paula Franco 


all rights reserved by paula franco || author of TWS