quarta-feira, 23 de outubro de 2013

#theworldshape invites! || Carlos Franco


Mais uma vez o The World Shape lançou o convite a um follower do blog para colaborar num post do TWS. Desta vez o desafio foi lançado a Carlos FrancoCarlos Franco, empresário e consultor, especialista em Relações Internacionais. O TWS é um blog onde a cidadania global é fundamental pois afirmamo-nos como cidadãos do mundo, amantes do planeta e da sua diversidade em todos os aspetos. Somos e seremos sempre parte do mundo e a ele pertencentes. A questão ambiental é essencial e faz parte da agenda dos nossos dias. Aqui fica uma partilha de ideias com o mundo!
Be always in a shanti mood, full respect for all living beings dear followers!
Pf



#TheWorldShape invites:


#ALERTA VERMELHO


Como é impressionante o que acontece hoje na cidade chinesa de Harbin, onde foi ativado o alerta vermelho, pois as escolas fecharam, os voos foram suspensos, as auto-estradas foram encerradas e onde a visibilidade para quem transita nas ruas é muito reduzida. Esta cidade, no nordeste do país, registou nesta segunda-feira uma concentração de poluição no ar muitas vezes superior aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O problema essencialmente é que a densidade das minúsculas partículas que existem no ar e causam o fenómeno do smog atingiu os 500 microgramas por metro cúbico, de acordo com a Xinhua, agência noticiosa estatal chinesa. Por outro lado, a agência Reuters noticiou que aquele valor chegou aos 1000 microgramas. De qualquer forma, é uma concentração muito acima dos 300 microgramas a partir dos quais a OMS considera haver perigo e dos 20 que são o limite diário recomendado.
Esta cidade possui cerca de 11 milhões de habitantes e é a capital da província de Heilongjiang, que se localiza no extremo nordeste da China.

As autoridades lançaram assim um alerta vermelho e esperam que o smog piore ao longo das próximas 24 horas, tanto em Harbin, como noutras cidades da região.

De acordo com a Xinhua, o problema foi causado pelo início do tempo frio, que levou a que os sistemas de aquecimento começassem a funcionar.

Importa assim, e cada vez mais, repensar os mecanismos que implementamos nas nossas cidades e controlar os indicadores de qualidade do ar, porque para além de ser urgente preservar o presente, não podemos esquecer que temos de sustentar um futuro.

Carlos Franco
Empresário e Consultor