domingo, 9 de março de 2014

O Mundo Sem Nós


#savingtheplanet #theworldwithoutpeople #TWS

"Há uma geração, os humanos evitaram a destruição nuclear; com sorte, continuaremos a iludir esses e outros terrores em massa. Mas, hoje, damos muitas vezes por nós a perguntar-nos se teremos inadvertidamente envenado ou aquecido demais o planeta, connosco incluídos. Também usámos e abusámos da água e do solo a ponto de já haver pouco de cada, e dizimámos dezenas de espécies que, provavelmente, nunca mais voltarão a existir. O nosso mundo, como alertam várias e respeitadas vozes, poderá um dia degenerar em algo parecido como um terreno vazio, onde corvos e ratazanas correm por entre as ervas, caçando-se uns aos outros. Se isso acontecer, a que ponto correram tão mal as coisas para que, com toda a nossa celebrada inteligência superior, não estejamos entre os sobreviventes?

A verdade é que não sabemos. Qualquer conjetura é perturbada pela nossa obstinada relutância em aceitar que o pior possa realmente acontecer.

Podemos estar minados pelos nossos instintos de sobrevivência, moldados ao longo de milénios para nos fazerem negar, desafiar ou ignorar as catástrofes sob pena de ficarmos paralisados de medo.

Será muito mau que esses instintos nos levem a esperar  até que seja demasiado tarde. Será bom, se eles fortificarem a nossa resistência face às catástrofes iminentes.Por mais de uma vez a esperança louca e teimosa inspirou ações criativas que resgataram as pessoas da ruína. 

Assim, deixem-nos tentar uma experiência criativa."

Alan Weisman, in O Mundo sem Nós