quarta-feira, 3 de março de 2021

é tempo de pensar no amanhã

Sem cooperação, os seres humanos e por conseguinte os países, não sobrevivem à mais pequena dificuldade. 

Tem sido assim desde os tempos primitivos - a necessidade de entreajuda entre os membros da mesma tribo, da mesma cidade, do mesmo reino, para enfrentar as ameaças quer internas quer externas.

Esta capacidade de solicitar ajuda e de também ajudar, de parceria, é uma caraterística que se entreliga com o nível de evolução do ser humano e da Humanidade - quanto melhor a compreende e sem receios de nacionalismos e percas de soberania ou autonomia, um povo, uma pessoa, recorre à mesma, mais evoluído é. 

Ficar fechado em si, procurar solucionar situações sozinho, primeiro demora mais tempo a ultrapassar o desafio, segundo nunca chega à melhor solução. É da troca de ideias, de experiências, que se encontram as melhores soluções aos problemas e se ultrapassam os mesmos.

Isso implica saber ouvir, mesmo aqueles com os quais temos menos afinidade - se queremos melhorar e evoluir. 

Este é o tempo em que temos de tomar consciência que, se lidarmos sozinhos com as situações, estaremos a perder tempo e a desperdiçar oportunidades. Se estivermos em sintonia, soubermos aceitar ajuda e também a dar, nunca estaremos sós. 

O amanhã depois deste ano de tormenta que atravessamos, só pode ser o da Humanidade unida na sua diversidade. 

Paula Franco